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Como Organizar uma SIPAT na Empresa

Algums dicas de como fazer uma SIPAT na empresa. Idéias simples para atividades durante a Semanas Interna de Perevenção de Acidentes, mas que derão uma luz a equipe da CIPA:

Como roganizar uma SIPAT
Mãos a obra - SIPAT Passo a Passo!

Um roteiro básico para começar a SIPAT da sua empresa

ARTIGO

Como organizar uma SIPAT na empresa

  • Agenda: Estabelecer com antecedência (sugerimos um mínimo de seis meses) cada etapa e data de início e conclusão das tarefas para a produção da SIPAT: aprovação orçamentária, pesquisa, temas, cronograma, levantamento de custos e fornecedores (grupo de teatro, som, multimídia, laboral, massagem, impressos, alimentação, brindes, identificação institucional, camistes, etc), comunicados internos, campanhas e concursos internos, reserva de espaços (como auditório, salão, pátio), escala dos colaboradores e sua dispensa para prestigiar os eventos e apresentações, e tudo o mais que se ouder pensar com antecedência com tempo de início e término de conclusão. Essas informações devem fazer parte da Ata da CIPA , numa das reuniões oficinais e de uma cronograma eletrônico disponível para todos os membros da CIPA
  • Escolha: temas que serão abordados - verificar quais são os principais afastamentos, ou queixas dos funcionários no RH e Ambulatório, ou apontamento nos relatórios mensais, bimestrais , semestrais e anuais relativos a riscos ambientais, comportamentais, ergonômicos, entre outros.
  • Temas obrigatórios: Os temas são de livre escolha de cada empresa, alguns são obrigatórios nos cursos da CIPA e não necessariamente nas SIPATs. Para escolher, o ideal é r ealizar uma enquete com os funcionários, ou avaliar os relatórios semestrais da empresa no que diz respeito a acidentes e incidentes nos postos de trabalho, ou uma avaliação da vida funcional e da saúde da equipe. Conhecer a empresa e a equipe e suas funçoes, ou os males que afligem de forma geral as pessoas, ou determinados setores na empresa, como esforços repetitivos, obesidade, drogas (álcool, cigarro, por exemplo), ou ainda atrasos e afastamentos por problemas e a cidentes de trânsito, podem dar pistas de abordagens em SPAts
  • Abordagem: vídeo, palestra, debates, treinamento, teatro, intervenções... Quanto mais interessante e participativa, muito melhor. Mas com o cuidado para ser uma atividade realmente informativa e não somente recreativa.
  • Divulgação Interna: como será divulgada a semana? Jornal, e-mail, intranet, comunicado escrito, recado pelos chefes e encarregados. O ideal é utilizar o maior número de meios possíveis e principalmente aquele que a maioria dos funcionarios tem acesso, ou que jhá tem conseguido envolver o maior número de pessoas em eventos e atividades anteriores.
  • Estímulo: logicamente, a presença dos funcionários na SIPAT não é obrigatória. Algumas empresas lançam mão de "sorteios de brindes" para atrair seus funcionários. O mais eficaz é o convenciomento dos chefes e encarregados, que fazem uma "escala" para que todos participem. Quando o dono, presidente, ou gerente da empresa compreende a importância do evento, ele pode auxiliar no convenciomento e estímulo na linda de chefia, comando e direção.
  • Identidade visual: Cartazes, banners, camisetas para os organizadores, faixas nos principais locais da empresa (refeitório, entradas, pátio, elevadores, escadas, etc.). Também, no(s) dia(s) do vento, um, ou dois banners (ou faixa) de fundo, ou lateral do palco/salão.
  • Material de Apoio: várias empresas oferecem material de apoio aos funcionários conforme temas abordados no dia das atividades. Revistas, manuais, programas informativos. Alguns impressos se pode conseguir gratuitamente com ongs e setores governamentais, principalmente aqueles que falam sobre orientação e prevenção a DST's, drogas, alcoolismo. Como exemplo, pode-se distribuir "camisinhas" no dia do tema específico
  • Dinâmica: De acordo com o local disponível para o evento, sua capacidade de receber platéia, divide-se o número de funcionários por sua capacidade para se encontrar quantas apresentações serão feitas de cada tema. Em várias empresas são duas apresentações diárias: uma de manhã e outra a tarde. Assim, os departamentos continuam funcionando.
  • Outras atividades: Além das apresentações informativas, outras atividades são bem requisitadas. Sessões de massagens, avaliação médica e nutricional, ginástica laboral...
  • Da importância da SIPAT: os colaboradores de cada departamento devem ser esclarecidos sobre a importância de se ter a semana de prevenção de acidentes, além do fato de ser obrigatória. Um empresa que institui a SIPAT, com o passar dos anos, se torna uma empresa com menos afastamento, melhor qualidade de vida, menos acidentes com interrupção da linha e produção. Consequentemente, a empresa terá preços mais competitivos, ganhará mais clientes e os funcionários terão um tempo médio de casa maior, a empresa cresce e os funcionários progridem, o que dará a empresa um perfil mais sério e o estabelecimento dos certificados, como o ISO